O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
No dia 06 de fevereiro de 2025, celebramos os 38 anos da Estação Ecológica dos Caetetus, Unidade de Conservação criada pelo Decreto Estadual nº 26.718, de 06/02/1987. Nesse marco, a Estação sediou a reunião da Câmara Técnica dos gestores municipais integrantes do Consórcio. A Engenheira Florestal Letícia realizou uma palestra sobre a importância da Unidade de Conservação, destacando que ela preserva um fragmento significativo de floresta latifoliada, um ecossistema quase totalmente extinto na região. Além disso, a Estação é uma das poucas unidades de conservação, de propriedade do Poder Público, que abriga o "mico-leão-preto" (Leontopithecus chrysopygus), uma espécie endêmica do Estado de São Paulo e um dos primatas mais ameaçados de extinção no mundo.
Sra Patrícia Fazano fez uma explanação detalhada sobre a missão e objetivos do CICOP, destacando sua importância no contexto de gestão integrada de resíduos no município. A apresentação incluiu informações sobre a estrutura, os serviços prestados e os principais resultados alcançados pelo CICOP até o momento.
Programa de Educação Ambiental (Programa I): Atualizações sobre as ações e resultados, além de estratégias para fortalecer a conscientização ambiental.
UVRS (Unidade de Valorização de Resíduos Sólidos - PROGRAMA II): Apresentar os resultados das iniciativas, além de discutir a expansão e as melhorias do programa.
UVRS (Unidade de Valorização de Resíduos da Construção Civil - PROGRAMA III):Foi destacada a importância da obtenção do licenciamento ambiental da área e a utilização da Usina de Reciclagem de RCC.
Sr. Diretor Flávio Cotait abordou a função do MTR no controle do transporte de resíduos sólidos. Esclarecimentos foram dados sobre as obrigações legais dos transportadores, bem como a importância do MTR para garantir a destinação correta dos resíduos.